-
Arquitetos: Felipe Russo Arquitetura, MM18 Arquitetura
- Área: 1200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luciano Milano Filho, Rogério Cassimiro
-
Fabricantes: Alberflex, Artefacto, AutoDesk, Cavaletti, Coisas do Brasil, EXPONENCIAL, Fernando Jaeger, Flexform, Muma, Tok Stok, WK Carpetes
Descrição enviada pela equipe de projeto. A PicPay é o maior app de pagamentos do Brasil. A empresa permite transferência de dinheiro, pagamentos de contas e entre outros serviços tudo através de uma única plataforma. Iniciaram sua operação em Vitória, no Espírito Santo e em 2019 inauguraram o novo escritório bastante descontraído na Vila Leopoldina em São Paulo.
Os valores, criatividade e inovação da empresa se refletem no conceito da arquitetura do escritório. Para atender times multidisciplinares a Felipe Russo Arquitetura desenvolveu o projeto em formato open office.
Ao acessar o andar, notamos a presença do verde da marca, nos deparamos com uma praça central sobre uma grande estampa de QR Code. Na ideia inicial de projeto o espaço era composto por grafiti, ladrilhos de calçada e estações de trabalho em formato de barracas. O projeto evoluiu, e a ideia de testar ali o que as pessoas vivenciam no dia a dia de uma cidade continuou.
“Durante o projeto a ideia foi trazer para dentro do escritório experiências que os clientes teriam na cidade utilizando um aplicativo, a praça central funciona como um espaço de convivência e um laboratório para funcionários e clientes”, explica a arquiteta Lisandra Perez Coordenadora da equipe de projetos na FR Arquitetura.
Na praça é possível trabalhar, realizar eventos, happy hours, palestras e treinamentos onde os espectadores podem sentar-se em puffs, poltronas ou arquibancada. E utilizando o app da PicPay os usuários podem comprar produtos exclusivos ou itens do café.
Os puffs coloridos estão espalhados e podem ser movimentados para onde os usuários quiserem, há também um mesão flexível chamado “Gafanhoto” desenhado especialmente para esse espaço, ele tem uma das pontas fixas e a outra móvel, isso permite diferentes usos como estação de trabalho coletiva, ou balcão de atendimento em dias de eventos.
A praça mostra a expansão e inovação, características marcantes da marca. A inexistência de forro possibilita manutenções futuras com mais facilidade, além de reduzir significativamente o custo do projeto. É um local que estimula a criatividade pois seu formato flexível permite trocas de experiências com muita velocidade.
O café e a cozinha são os locais mais “família”, o lado comfort food, sinta-se em casa. Essas áreas contam a história e origem da PicPay. Dando continuidade às tradições da marca, assim como em Vitória, no refeitório dos funcionários ficou o forno onde a Dona Fátima assa seus famosos pães de queijo. O local rompe o padrão de refeitórios corporativos convencionais. Foram utilizados elementos mais atuais, tubulações, fundo de laje aparentes, vegetação, e uma brincadeira com a paginação dos revestimentos, além da utilização de cores vivas que tornam o espaço mais divertido. E através de uma janela o refeitório se conecta a copa inserida na praça, nela encontramos máquinas de café, frutas e outros produtos.
Seguindo pelo andar o layout vai mostrando diversos mesões com caixa de conexão para computadores, posicionados de forma orgânica, onde ninguém tem um lugar fixo, o usuário pode trabalhar onde preferir, tornando o dia a dia do escritório muito mais flexível além da interação dos times que geram aumento na produção. Com essa integração, a FR Arquitetura viu a necessidade de incluir alguns Phone Booths e salas foco para ligações privadas ou para trabalhos que demandam maior concentração.
Diversas salas de reuniões estão espalhadas pelo andar, algumas com fechamentos em vidro permitindo a passagem de iluminação natural por todo espaço, além de enaltecer a transparência da marca. Há também outras salas com formatos diferentes para reuniões informais ou para trabalhar.
Uma característica das empresas que lidam com tecnologia é o fato de alguns times passarem a noite no trabalho, na intenção de resolver missões críticas. Foi pensando nesses colaboradores que o Booth Beliche foi desenhado especialmente para PicPay, onde no andar de baixo temos duas salas abertas e no andar superior que pode ser acessado por uma escada lateral existe um espaço mais reservado para trabalhar ou descansar.
Desenvolver esse projeto foi um desafio, a marca estava em plena expansão e desenvolvimento. Foram apenas 60 dias de obra para construção de 1200m², entregues no prazo prometido. Hoje a PicPay conta com um escritório moderno que permite expansões futuras e ambientes que refletem os ideais que originaram a empresa.